quinta-feira, 3 de setembro de 2015

sem filtro

11/09 é a data prevista para a chegada de uma família síria.
se por um lado fico orgulhosa por as instituições estarem disponíveis para este processo, por outro, ao ler os comentários às notícias, fico apreensiva. por aqui também há mentes pequeninas, também virão os (tristes e ignorantes) comentários "para ajudar os de fora há dinheiro, para os de cá não" e, parece-me que as diferenças culturais e religiosas, numa primeira fase, deixarão estas mentes pequeninas de cabelos em pé. 
não consigo imaginar o sofrimento dos milhares de pessoas que arriscam a própria vida, para fugirem da guerra, de viver, sabe deus, em que condições. 
e a quem critica e ataca o acolhimento, e se fosse a vossa família? e se fossem os vossos filhos, sobrinhos?

espero que aqui encontrem alguma paz de espírito.

5 comentários:

  1. Pois, concordo contigo... Primeiro é tudo muito bonito e são todos muito solidários, e "ai que horror, coitadinho, vamos lá partilhar as fotos das criancinhas que morreram", mas depois na hora da verdade, até petições criam e assinam para dizer não aos centros de refugiados.

    Estou como tu, com a esperança que eles possam encontrar condições de vida dignas, e passem no seu caminho pessoas (verdadeiramente) solidárias...

    ResponderEliminar
  2. Não sou contra os acolhimentos desde que, tal como estes, aconteçam na sequência de autênticas desgraças.
    E não sou dos que dizem que não há dinheiro para os de dentro, bla bla bla.
    Há uma pequena nuance que tenho de incluir no meu pensamento. Deveria haver dinheiro para os que por cá e há muito tempo, chegam aos limiares da pobreza e da miséria (20% da população).
    Uma coisa nada tem, ou deve ter, a ver com a outra. Misturas não, cada coisa no seu lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosse assim a consciência social de todas as pessoas! ;)

      Eliminar
  3. Pois é... também já tinha pensado nisso :/ espero bem que não tenham encontros infelizes com pessoas más e mesquinhas :)

    ResponderEliminar

Cenas que te passaram pela cabeça, quando leste as minhas cenas!!